terça-feira, 14 de agosto de 2012

O planeta Jupiter



Alguns terão já perguntado que astro será um ponto brilhante que se vê, pelas dez da noite, mais ou menos na direcção Sul. A resposta é bem simples: trata-se do planeta Júpiter. Júpiter é gasoso e é o maior planeta do Sistema Solar, com uma massa superior a 300 vezes a massa da “nossa” Terra. Estando afastado do Sol a uma distância superior a 5 vezes a separação Terra-Sol, este planeta gigante demora quase 12 anos a dar uma revolução em torno do Astro-Rei. Em contrapartida, tem uma velocidade de rotação em torno de si próprio muito maior do que a Terra: apesar da sua colossal dimensão, Júpiter demora apenas 10 horas para fazer uma rotação, ou seja, o dia joviano (isto é, de Júpiter) é menos de metade do dia terrestre. 

Uma das particularidades menos conhecidas de Júpiter são os seus anéis. Não sendo observáveis a partir da Terra (tal como os de Saturno), os anéis de Júpiter foram descobertos pela sonda Voyager em 1979. A imagem acima mostra os anéis de Júpiter, durante um eclipse do Sol observado pela sonda espacial Galileo, que orbitou o planeta entre 1995 e 2003

Júpiter possui dezenas de satélites, estando identificados mais de 60. Porém, os primeiros quatro foram descobertos no já remoto início do século XVII. Em 1610 Galileu Galilei começava a utilizar um recentíssimo instrumento para perscrutar os céus: o telescópio. A 13 de Janeiro (na sequência de observações iniciadas a 7 do mesmo mês), Galileu constata a existência de quatro "estrelas" nas vizinhanças de Júpiter. Estes novos objectos não eram  
visíveis a olho nú, e portanto eram desconhecidos até então. Galileu compreendeu que não se tratava de estrelas, mas que não eram mais do que satélites naturais do planeta Júpiter. Galileu publicou estes resultados, a par de outras observações astronómicas (da Lua e de várias estrelas), numa obra intitulada Sidereus Nuncius(Mensageiro Celeste). 

Estavam assim descobertas as quatro luas galileanas, que aqui se mostram numa composição fotográfica de imagens feitas pelo sonda espacial Galileo, em comparação com Júpiter, e cujos nomes são Io, Europa, Ganímedes e Callisto (na imagem, de cima para baixo).. 

Neste Ano Internacional da Astronomia, que tem como inspiração as observações de Galileu, aproveite para observar o planeta Júpiter num local perto de si. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário