terça-feira, 14 de agosto de 2012

Planeta Urano



Urano é um planeta do sistema solar, é o sétimo a partir do sol, esse se encontra entre Saturno e Netuno. Urano possui a inclinação de seu eixo de rotação no qual se estabelece praticamente em noventa graus, tomando como referência a sua órbita.

Urano possui aspecto com tonalidade azul-esverdeada, característica proveniente da fusão de diversos gases contidos na sua atmosfera. O planeta possui anéis que não podem ser visualizados a olho nu que, assim como o planeta, possui tonalidade azul, compondo uma marca que caracteriza Urano.

Urano realiza o movimento de rotação contrário ao dos outros planetas, ou seja, sentido anti-horário. O planeta em questão configura como o primeiro planeta que não foi descoberto na Antigüidade.

O primeiro registro realizado acerca de Urano aconteceu no ano de 1690, ganhando o nome de estrela 34 tauri, o trabalho de coleta de dados se deve aos esforços de John Flamsteed.

Urano é composto internamente por gelo e rochas, sendo o primeiro com maior intensidade, sua atmosfera é constituída da junção de hidrogênio e hélio.

Informações gerais sobre Urano

Principal descobridor: William Hershel.

Data do descobrimento: 13 de março de 1781.

Raio: 2, 870, 972, 200 km.

Velocidade orbital: 6. 8352 km/s.

Número de satélites: 27.

Diâmetro equatorial: 51.724 km.

Período de rotação: - 17 horas 14 segundos.

Urano é superior 67 vezes à Terra quanto ao tamanho, apresenta uma modesta luminosidade, pelo menos 350 vezes menor. Para a consolidação total do movimento de translação, ou seja, girar completamente em torno do sol é preciso 84 anos terrestres para concluir.

Devido o eixo de rotação ser próximo da órbita, as noites têm duração de quarenta anos, nesses períodos as temperaturas atingem – 210ºC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário